Contactos
   
Ligações
   
Pesquisa
   
Mapa do Site

2010

Entrega de prémio à proposta vencedora do concurso de ideias   09/07/2010

Será entregue no dia 14 de Julho, logo após a inauguração da exposição relativas às Aldeias do Xisto, no Espaço Metro, o prémio à proposta vencedora que participou no concurso de ideias destinado a seleccionar uma proposta criativa de uma obra plástica para um muro a construir no âmbito da implementação do Sistema de Mobilidade do Mondego, na Rua D. João III, em Coimbra (rua lateral do Dolce Vita).

O Juri decidiu atribui o prémio de mil euros ao projecto intitulado "Ambiente Natural, Cor, Água, Luz", entendendo que esta respondeu ao desafio apresentado no âmbito do concurso, sendo uma proposta criativa, que através da formação de jogos de água promove a interacção dos transeuntes com a obra, oferecendo à população uma peça dinâmica e mutável ao longo do dia e de acordo com as diferentes necessidades que a ocupação do espaço envolvente assim o exija.

Os autores da proposta vencedora, Ana Sofia Bartolomeu Almeida, Juliana dos Santos Martins e Hugo Canelas da Silva Rente, participaram neste concurso no âmbito da parceria entre a Metro Mondego e a EUAC, cuja primeira inciiativa foi o lançamento desta iniciativa. O acordo foi celebrado a 21 de Maio de 2009 entre as duas instituições, visando a colaboração da EUAC no desenvolvimento de projectos criativos que promovam a imagem do Sistema de Mobilidade do Mondego junto da população.

Segundo os vencedores, "esta proposta apresenta uma solução centrando-se na problemática do impacto que a passagem do metro terá na zona de circulação exterior do centro comercial Dolce Vita. Conceptualmente, os elementos naturais e orgânicos desenvolvem uma narrativa em torno deste projecto, tornando-se uma obra de verdadeira experiência sensorial, através de jogos de luz, cor e água, despertando o prazer visual e sonoro transeunte".

voltar