Contactos
   
Ligações
   
Pesquisa
   
Mapa do Site

2010

PRESIDENTE DA METRO MONDEGO FOI UM DOS PERITOS CONVIDADOS PARA CONFERÊNCIA DO IMTT   15/04/2010

O Presidente do Conselho de Administração da Metro Mondego, Prof. Álvaro Maia Seco, foi um dos peritos convidados para a conferência "Território, Acessibilidade e Gestão de Mobilidade", organizada pelo Instituto de Mobilidade e dos Transportes Terrestres, que decorreu entre 12 e 14 de Abril, no Museu do Oriente, em Lisboa.

A iniciativa contou com a cooperação da EPOMM - Plataforma Europeia de Gestão de Mobilidade EPOMM a que Portugal aderiu em 2009 através do IMTT, e das cidades portuguesas aderentes ao programa Europeu CIVITAS – Coimbra, Funchal e Porto.
A conferência decorreu durante 3 dias:
O primeiro dia foi dedicado à apresentação e debate dos objectivos e conteúdos dos vários estudos, conduzidos pelo IMTT com o apoio de um leque de especialistas portugueses, que integram o chamado “PACOTE da MOBILIDADE”:
• Metodologia e Guião orientador para a abordagem da acessibilidade, transportes e mobilidade nos instrumentos de gestão e ordenamento do território (PMOT)
• Directrizes nacionais para a Mobilidade e Transportes
• Guia para a Elaboração de Planos de Mobilidade e Transportes
• Colecção de Fichas temáticas e técnicas de suporte à intervenção
• Guia para a elaboração de Planos de empresas e serviços (grandes e médios geradores/ atractores de deslocações)

O segundo dia contou com intervenções de peritos internacionais de destaque sobre temas-chave do domínio da “GESTÃO DE MOBILIDADE” (Mobility Management).

O terceiro dia foi reservado à disseminação das experiências Portuguesas no âmbito do programa Europeu CIVITAS, com a participação das cidades portuguesas de COIMBRA, FUNCHAL e PORTO e da Rede CiViTAS Espanha / Portugal, que integra outras cidades portuguesas e espanholas.

Ao longo dos 3 dias foram privilegiados os debates em mesas redondas, por forma a suscitar uma maior interacção entre especialistas, convidados e público, em torno da reflexão sobre soluções para os problemas actuais da sociedade europeia no domínio da mobilidade.

Durante a conferência tiveram ainda lugar duas iniciativas emblemáticas:
• A entrega da 1ª edição do “PRÉMIO ACESSIBILIDADE AOS TRANSPORTES”, lançado em 2009 pelo IMTT, no 1º Dia;
• O lançamento da REDE PORTUGUESA DE GESTÃO DE MOBILIDADE “CIDADES MÓVEIS” (a integrar a rede europeia EPOMM), simbolicamente representada por um conjunto de aderentes fundadores e que contará com a colaboração de outras redes especializadas existentes em Portugal) - no Dia 2.

Ao longo dos três dias decorreu, a par da conferência, uma “FEIRA DE PROJECTOS” – onde todas as entidades mencionadas acima puderam apresentar os seus casos de sucesso e experiências inovadoras.

 

voltar